Você é essencial para seu bebê?

Segundo especialistas no assunto, sim. Nossos bebês não são meros objetos de cuidado, projeções e impulsos maternos, pode não parecer, mas ele está o tempo todo interagindo com você. Nos primeiros meses de vida, já na amamentação, observe como seu filhote retribui as carícias que lhe são feitas. Basta nos aproximarmos de uma mãe para ter certeza o quanto um bebê é capaz de acariciá-la com suas expressões por mínimas que pareçam.
Essa relação é de suma importância para a construção do indivíduo. Quando você amamenta não está apenas sustentando seu filho fisicamente, tem o sustento emocional que é imprescindível para o reconhecimento em um futuro próximo desse “ser”.

O analista argentino Ricardo Rodulfo tem uma teoria interessante: ele diz que não só a mãe se coloca como um lugar para seu filho, mas que o bebê, por outro lado, se aloja nela. Parece estranho pensar que a mãe será coproduzida pela criança, mas observe a relação tão conhecida entre o sugar do bebê e a produção de leite na mãe. O abraço da mãe, a maneira como oferece o seio e sua expressão facial terão efeito na força, por exemplo, com que a criança suga o seio.
O que ele quer dizer é que a criança vai sendo marcada por todos os movimentos de sua mãe e é ai que temos todo o trabalho constitutivo materno. Mas também o gesto do bebê marca sua mãe, produz efeitos nela. O essencial nesse processo é que a produção de marcas, essa transformação do ambiente pela simples presença, implica existir. É isso mesmo. O que existe faz diferença, faz marca. É claro que o bebê não tem a menor noção disso, mas pelo simples fato de existir ele irá marcar você com sua singularidade. Você só precisa ser adaptável, sensível, viva, se permitir ser marcada, pois é da co-produção do que lhe é dado que ele encontrará o que ele mesmo virá a ser. Confuso? Simples assim: só em um lugar que o inclua como co-agente é que um bebê poderá se alojar para viver, para continuar a ser, e ser cada vez mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s